7 Hábitos, evolução pessoal e uma pitada de Scrum

Hoje eu tive uma conversa com um amigo. Uma conversa rápida mas muito boa. Estávamos fazendo uma reflexão sobre suas habilidades, atitudes, comportamentos e competências. Também falávamos como melhorar tudo isso. Mas o principal e mais importante foi que falei para ele que notava a sua evolução nesses últimos 6 meses e estava realmente muito feliz com isso. Ele concordou, achava que realmente tinha melhorado.

Ficamos um certo tempo tentando entender o motivo dessa grata mudança. Não chegamos a nenhuma conclusão. Mas isso ficou na minha cabeça e, certamente, na dele.

Depois de aproximadamente 1 hora, ele me liga. Falou que descobriu o motivo da mudança: um curso de 7 Hábitos que tínhamos feito. Não que ele tenha usado as ferramentas apresentadas, mas o que ficou, e contribuiu para a evolução, foram os conceitos e os princípios apresentados.

E ainda pude concluir que o uso do Scrum também ajudou, dada a similaridade entre Scrum e os 7 Hábitos, pelo menos para mim. O time é pró-ativo e responsável pelo seu próprio projeto. Todo sprint começa com um objetivo claro. O PO prioriza e o time faz primeiro o mais importante. O time e o PO fazem acordos ganha-ganha. O time trabalha junto para conseguir mais. E o time, através das retrospectivas, renova-se regularmente.

0 Responses to “7 Hábitos, evolução pessoal e uma pitada de Scrum”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




Twitter Updates

January 2009
S M T W T F S
« Dec   Feb »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d bloggers like this: